Sucôt - Festa dos Tabernáculos
Venha celebrar conosco!
Sucot - A Festa dos Tabernáculos - é uma das três grandes festas de peregrinação do calendário bíblico judaico (Shalosh Regalim), celebrada no mês de Tishrei, durante sete dias (com um oitavo dia solene, Shemini Atseret). Ela recorda a habitação provisória do povo de Israel no deserto após o Êxodo do Egito, quando o Eterno sustentou e protegeu Israel em tendas (sucot), ensinando dependência, humildade e confiança em Sua providência.
A festa é marcada pela construção e habitação na sucá (tenda/cabana), pelo uso das arba minim: as quatro espécies: lulav, etrog, hadás e aravá - e por um profundo espírito de alegria, gratidão e comunhão. Biblicamente, Sucot também é uma celebração agrícola, ligada à colheita, reconhecendo o Eterno como a fonte de toda provisão.
Do ponto de vista messiânico, Sucot aponta para a plenitude do propósito divino: a habitação de Deus com a humanidade. Os profetas anunciaram que, nos dias do Messias, todas as nações subirão a Jerusalém para celebrar Sucot - Zacarias 14:16–19, revelando seu caráter universal. Assim, a festa não apenas relembra o passado, mas projeta o futuro — a restauração, a paz e o reinado do Eterno sobre toda a terra, quando Sua presença “tabernaculará” definitivamente entre os homens.













